[Resenha] Esta é Uma História de Amor por Jessica Thompson

Título: Esta é uma história de amor: mas nem toda história de amor é igual
Autor: Jessica Thompson
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção norte-americana
Ano: 2014
Paginas: 398
Classificação: 5/5



Sinopse: Nick jurou a si mesmo que nunca mais namoraria uma colega de trabalho. Agora ele anda meio apaixonado por uma garota que conheceu no metrô... Desta vez pode ser que dê certo. Mas ela tinha que arranjar um emprego no mesmo lugar que ele? Todos dizem que Sienna é uma graça, mas ela tem mil inseguranças. É melhor se concentrar no trabalho, então, e o novo emprego na editora é bem interessante. Descobrir, porém, que o gato do metrô é seu colega de empresa foi um verdadeiro balde de água fria. É óbvio que Sienna e Nick sentem uma atração irresistível desde a primeira vez em que se veem... Mas eles nunca vão admitir. Durante cinco anos, eles se envolvem com outras pessoas, até que Nick decide, finalmente, se declarar. Só que pode ser tarde demais. Amizade verdadeira, forte e sincera. Mal-entendidos, ciúmes, medo. Dores. Superação. Uma história de amor com tantos ingredientes assim não poderia mesmo ser igual às outras que você já leu. Porque ela é parecida com as histórias que podem acontecer com você. Se apaixonar pela pessoa certa no momento errado pode ser muito doloroso!



Resenha: Se eu pudesse não daria cinco estrelas a este livro, mas sim, o céu inteirinho de estrelas. Pois ele merece nada menos do que isso. Tenho tantos elogios a fazer que não sei bem ao certo a melhor forma de começar. Então que tal assim:

Há uma pequena Julieta dentro de mim, esperançosa por encontrar o olhar do meu Romeu do outro lado de um tanque de peixes ou por entre o vão de uma estante de biblioteca. Ora, mesmo se fosse por entre a seção de temperos de um supermercado, eu juro que não ligaria.


O livro é narrado em primeira pessoa por Nick e Sienna, em capítulos alternados, e ainda há vezes em que eles narram um mesmo capítulo. O que particularmente para mim, devia se tornar um ponto essencial em todas as histórias de amores a partir de agorinha mesmo, em minha parte, não haveria relutância.


Eu sempre calculei que, se nós fracassássemos em encontrar mulheres legais, poderíamos viver juntos como solteirões e nunca teríamos de crescer, socando um ao outro nos campos de golfe do país e nos salões de bingo da zona oeste de Londres. Mas isso estava parecendo algo bem remoto agora.


A história se passa em Londres, e é muito bem escrita e detalhada. De uma forma extremamente brilhante que não tive como não me perder na delícia de como é contada esta história.

Pelo livro se tratar por si só, um período de tempo relativamente grande, cinco anos, já merece minha completa atenção; pois realmente não é para qualquer um contar tanta informação. Mas, contar de uma forma onde tudo se complete, sem enrolação, e mesmo assim, sem que nada saia forçado; realmente é digno da minha admiração genuína. Sendo assim, não tem como não incluir Jessica Thompson na minha lista de melhores escritores.

Outro ponto admirável é que apesar de a história ser sobre a relação de Nick e Sienna, ela não fica só neles, diferente, realmente mostra como é uma vida. Como é a vida dos dois em todos os quesitos. Como são seus amigos, suas famílias, seus cargos e suas rotinas no trabalho. Seus namoros ao decorrer desses cinco anos e principalmente o que eles sentem ao decorrer desses anos. E principalmente como é a amizade desses dois, uma amizade onde nenhum dos dois quer assumir que ama o outro, ama mais do que um mero amigo; por achar que outro não sente a mesma coisa, e acabar estragando a amizade que se tornou tão vital na vida deles.


Imaginei os dois se casando, e eu em algum lugar da igreja com um grande chapéu preto, como se estivesse de luto. E o padre perguntando se alguém conhecia algum impedimento legal, e eu tendo de permanecer de boca fechada com medo de gritar que ele era o amor da minha vida e que a certa altura ocorrera um erro. Um erro terrível.

Sienna tem um cantor favorito que é citado no livro, John Legend, e apesar de não ter sido revelado, penso se não é uma de suas músicas que se tornou na cabeça da Jessica Thompson a trilha sonora desses dois, que você espera a todo o momento que se acertem. Vou admitir que não via a hora de Nick assumir logo que gostava de Sienna, e toda vez que eu pensava "agora vai" ficava ainda mais interessante, e não tinha como se irritar com todas as vezes do "não foi desse vez". E até cheguei a criar uma teoria! Olha lá, em primeira mão: se você for contar sua história de amor para o seu melhor amigo, ou vizinho, primo, ou até mesmo para um sem-teto; seja para quem for. E enquanto você estiver contando perceber o quanto ela parece maluca e até mesmo meio irreal, mas lá no fundo do peito, ou lá no fundo da sua mente, seja como for também; você saber que é real. Meu amigo(a) vai fundo! Pois esta história pode ter mais amor do que você jamais imaginou. 

Passei a amar esse livro aos poucos, devo confessar. Não foi aquele amor à primeira página, mas foi aquele amor que vai te ganhando aos poucos e quando você menos imagina, já não quer mais se imaginar sem ele. Sinceramente vivo por ler livros assim, que dizem mais do que realmente está impresso em suas páginas. Esses com certeza são os meus prediletos!

Mas se for amor, amor verdadeiro, então eu desejo que eles se encontrem. Porque acredito que o amor é uma força arrebatadora e que tudo vence, e, quando é genuíno, não podemos ignorá-lo. Não importa quanto tempo leve. Ele acaba arrombando a sua porta. Ele o mantém acordado à noite. Ele invade seus pensamentos e queima sua alma. Se for amor, eles não precisarão de mim. 

PS: Queria realmente ter umas conversas sobre a vida com George (não vou revelar quem é ele para não perder a graça de você descobrir por si só), pois esse homem realmente é sábio.

Postado por Ingrid Cardoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário